segunda-feira, 17 de janeiro de 2011


O DEUS QUE CONSOLA (Para Nossa Meditação)

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consoloção, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação que nós mesmos somos consolados." (2Co 1.3, 4)

Uma só folha não cairá no chão, se não for pela permissão do Senhor, nosso Deus. Mas as ações humanas são limitadas à sua visão humana, que, muitas vezes, é egocêntrica, maldosa, cobiçosa, de torpe ganância, leviana e adúltera, capaz de gerar filhos bastardos, abandonando-os, depois, à sua propria sorte.

Mas, há um Deus que Criou todas as coisas, e que tem compromisso com a sua Criação, de dar suporte de preservação da vida, provisão de alimento, direção para uma vida saudável, e, o que é mais importante: Providenciou um mediador para promover a reconciliação do homem pecador Consigo mesmo(1Tm 2.5); um Salvador único, exclusivo e suficiente (Deus não aceita nem um outro), que está na pessoa do Seu Filho, O Senhor Jesus Cristo" (At 4.12)

O Seu imenso e insondável amor pela mais primorosa de todas as suas criaturas criadas é o motivo de poucos crerem em Jesus, com o instrumento de redenção da humanidade caída, ao se pensar na improbabilidade de alguém dar o que tem de melhor e mais precioso, em troca de algo que não valeria o preço pago. Sim. Jesus foi o preço. O seu sangue a moeda corrente (e correu mesmo) que comprou das mão daquele que tinha o império da morte, Satanás, a humanidade perdida, e transportá-la para o Reino do Filho do Seu amor. (Col 1.13)

A Bíblia diz que Deus deu! Como? assim, de graça? qual é o preço que se dará em troca? E ecoa uma resposta assim, meio incrédula: "Quando a esmola é grande demais, o santo desconfia!" E, assim, muitos têm medo de "egar essa oferta!" E, esse Deus, a quem muitos até chamam pelo Seu nome, e até lhe dão graças, até mesmo em situações de falha de caráter, de ausênsia de afetividade, de amor, cheios de sentimentos hostis, vingativos, continua, de alguma maneira, tentando chamar a atenção do homem para si. Mas, cego e desviado, o homem se envereda por caminhos tortuosos, servindo a euses que não podem salvar, adorando os ídolos, servindo às vaidades, deixam de lado o Deus vivo e amoroso que sempre está com a mão estendidea para salvar, e com os ouvidos abertos para ouvir o clamor daqueles que o invocam. (Is 59;1)

E é nessa hora de angústia que Deus se apresenta como aquele que consola nos momentos difíceis da vida humana. quando não há forças, e nem há mais capacidade de suportar a dor e o sofrimento causados pelo pecado. ELE É O DEUS QUE CONSOLA!

Eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para que temas o homem, que é mortal, e o filho do homem, que se tornará em feno? (Is 51.12)

Como alguém que sua mãe consola, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados. (Is 66.13)

Deus continua chamando a atenção do homem para Si; e tem falado de várias maneiras: No clamor dos trovôes, no gragor das tempestades, ao soprar os furacões; tem elevado a sua voz no estrugir dos terremotos e dos maremotos, tem siscitado o ardor da Sua ira deflagrando erupções vulcânicas, tudo isso para falar aos ouvidos dos "surdos espirituais", mas, nem assim, eles querem dar ouvidos.

Olhai para mim e sereis salvos; vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro. (Is 45.22)

(Havia cinco cidades no vale: Sodoma, Gomorra, Admá, Zeboim e Zoar. Todas elas foram destruídas - E há, cinco cidades no vale: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, São Jose do Vale do Rio Preto e Sumidouro. - E Deus teve misericórdia dessas cidades, deixando uma raíz de esperança. - Há um clamor dos justos nesse vale; e isso é o que move o coração de Deus!!!!!!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário