quinta-feira, 18 de agosto de 2011

BUSSOLA






BÚSSOLA

Para o sábio, o caminho da vida é para cima, para que ele se desvie do inferno que está embaixo. (Pv 15.24)

Alguma vez você já se viu perdido, sem saber onde estava ou sem conhecer o caminho de volta? Imagine-se agora, perdido no meio de uma floresta, de um deserto ou em alto-mar. Ao nos depararmos com uma bússola, esse precioso instrumento, criado pelo homem para que pudesse se orientar quanto à direção a seguir, ficamos maravilhados quando descobrimos que também a chamada Ciência acaba conspirando em favor dos propósitos divinos. Da observação dos astros aos chamados GPS, modernos aparelhos controlados por satélites, a bússola foi o mecanismo de orientação que causou maior impacto na sociedade. Considerada uma das invenções tecnológicas mais importantes revolucionárias da história, esse instrumento possibilitou uma revolução no comércio do Mediterrâneo e o início da Era das Grandes Navegações. Foi com a ajuda deste aparelho que navegadores mapearam oceanos e descobriram novas terras, incluindo o continente americano. Tomando como base os quatro pontos cardeais, a tal bússola foi criada, eu creio, através de uma inspiração de Deus, instruindo o seu inventor a tomar como ponto de partida o ponto cardeal “norte”, a fim de ter uma orientação precisa, quanto ao caminho a seguir. Então, faz-se mister usarmos de duas definições para o seu uso: Através de uma haste (agulha) em perfeito equilíbrio, a bússola aponta para o norte, para “cima”, como ponto de partida de orientação de direção, e, ao mesmo tempo, também aponta para o sul, para “baixo”. Não obstante, temos uma interessante definição, em linguagem figurada, que diz: “bússola é aquilo que serve de guia para todo e qualquer assunto, ou negócio difícil”. Jesus é o nosso Ponto Norte, o fiel de direção a seguir. Ele está em cima, nos altos céus, assentado à direita de Deus, nosso Pai, e intercede por nós. Desde então, tem-se cumprido a palavra proferida por Ele: “E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.” (Jo 12.32)

O que faz com que a agulha mantenha-se apontada para cima, para o norte, é um dispositivo de imã magnético. Destarte, Jesus é o nosso íma, único e Caminho que devenmos seguir, para chegarmos a Deus, para que tenhamos vida abundante e eterna. (Jo 14.6) De maneira que, qualquer que seja a direção que o homem vá tomar, diferentemente da direção norte (para cima) apontada pela agulha da bússola, ele estará mais perto do Inferno, enquanto que a mínima distância que o homem se afasta do norte, está errando o alvo, que é o céu, onde o Senhor Jesus está.Todas as direções que a bússola apontar, além da que aponta para cima, o norte, são os “caminhos da morte”, que apenas vão determinar o lugar onde o pecador contumaz passará a eternidade. (Pv 14.12) De maneira que o sábio, certamente, escolherá o rumo norte (Jesus), “...o único e Vivo Caminho que Ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne.” (Hb 10.20; Mt 27.51); O homem que é verdadeiramente sábio escolhe o Caminho de Deus, que é o caminho do Santuário,inaugurado pelo nosso Senhor, (Sl 77.13; Hb 9.8) o caminho da paz, (Is 59.8; Rm 3.17) “...o alto caminho, o caminho chamado Caminho Santo...” (Is 35.8)

Meu querido amigo, certamente você deve ter andado por vários caminhos, procurando o prazer, a alegria, a sua paz, e segurança, a sua prosperidade, e tem negligenciado o Caminho da Salvação; Deus tem uma palavra para você:

“Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.” (Pv 14.12)

“Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente.” Dt 30.19)

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (At 4.12)

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. (Jô 3.16.17)

Então, qual é a sua escolha? Onde você gostaria de passar a eternidade? O caminho do sábio é para cima, mas o caminho do tolo é para baixo (PV 15.24)



Nenhum comentário:

Postar um comentário