O ATALAIA (Uma Palavra Inicial)
Bem-vindo(a) a esta página! É com muito prazer que recebo a sua tão ilustre e importante visita, para solidificar a nossa amizade, vocé, que ainda não tive o prazer de conhecer, e, assim, poder chamá-lo de amigo(a), ou, de irmão, a sua visita pode significar o começo de uma amizade sincera, duradoura, e, sobretudo, próspera no amor de Cristo, quer tenhamos interesses comuns, ou não.
ATALAIA é alguém que tem a responsalibidade de emitir aviso àqueles que estáo em uma posição de alerta, contra uma situação de perigo iminente, cuja disposição estratégica condiciona-lhe a ver o perigo ainda quando este se encontra distante, e, através de quem muitas vidas podem ser poupadas, ou, perdidas para sempre. No passado, Deus levantou um homem chamado Ezequiel, um dos quatro profetas maiores, pela importancia da obra por eles realizada, e deu-lhe essa incumbência, para servir de "sentinela" à Casa de Israel, o Seu povo, que estava andando no caminho da impidedade, desprezando o Deus Vivo que tanto lhe abençoava, para seguir após os ídolos das gentes: "Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte. Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; não o avisando tu, não falando para avisar o ímpio acerca do seu caminho, ímpio, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua maldade, mas o seu sangue da tua mão o requererei. Mas, se avisares o ímpio, e ele não se converter da impiedade do seu caminho ímpio, ele morrerá na sua maldade, mas tu livraste a tua alma. Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça e fizer maldade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá, porque não o avisando tu, no seu pecado morrerá, e suas justiças que praticou não virão em memória, mas o seu sangue da tua mão o requererei. Mas, avisando tu o justo, para que o justo não peque, e ele não pecar, certamente viverá, porque foi avisado; e tu livraste a tua alma." (Ez 3.17-21)
Com efeito, esta é uma grande responsabilidade; um ofício que poucos têm a coragem de tomar para si essa responsabilidade, de cuja vida dependem tantas vidas; um lidar deveras muito árduo, penoso e imcompreendido, mas que traz, na sua essencia, a mais nobre das das tarefas já colocadas sobre os ombros de um trabalhador.
"Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque grande é o vosso galardão nos céus, porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós." (Mt 5.11, 12)
Que Deus te abençoe, grandemente, em Cristo Jesus!
Presbítero José Aldo Correia Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário